serviço social e educação
O Serviço Social e a Política Pública de Educação
Índice
Políticas Públicas Sociais: o desafio da integração
André Quintão...........................................................................
A educação como direito social e a inserção dos assistentes sociais em estabelecimentos educacionais
1
4
Ney Luiz Teixeira de Almeida .......................................................
O Serviço Social no Espaço Escolar
7
12
Projeto de Lei .................................................................................
Maria da Conceição Meireles Gouvêa ...........................................
O Serviço Social e a Política Pública de Educação
Políticas Públicas Sociais: o desafio da integração
O Brasil vive um tempo de afirmação das políticas públicas, com a adoção de sistemas institucionais que apresentam, nos últimos anos, níveis crescentes de integração, envolvendo as três esferas de governo – a União, os Estados e os Municípios – e de democratização, com o fortalecimento do controle social, através das conferências, dos conselhos e da participação popular direta. Esses arranjos institucionais têm possibilitado a universalização de direitos fundamentais à saúde, à educação, à seguridade social.
A implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) – tendo como foco a família – e o Programa Bolsa Família, ao estabelecer o direito à renda e exigir a freqüência à escola e a centros de saúde, são novos exemplos nesta trajetória de enfrentamento das questões sociais de forma integrada, com impacto redistributivo e melhoria da qualidade de vida. Contudo, guardam ainda enormes desafios.
Os problemas sociais não podem ser enfrentados como situações autônomas, sem relação com as causas estruturais que os produzem. Assegurar o direito à educação significa garantir o acesso e a permanência das crianças e adolescentes na escola, discussão que, obrigatoriamente,