Serviço social e educação
Introdução
Este trabalho insere-se na disciplina de Seminários de investigação, e tem como objectivo servir de pré projecto para a dissertação de final de curso.
A educação é um dos muitos domínios em que o assistente Social tem que intervir.
Uma das funções específicas atribuídas ao Serviço Social, é nomeadamente a função de Educador informal e animador promotor.
Nesta área o Assistente Social deve trabalhar no sentido de desenvolver e aumentar os conhecimentos das crianças, e de identificar as potencialidades das mesmas, de forma a estas poderem contribuir para melhorar o desenvolvimento das crianças, quer a nível intelectual, quer a nível prático, contudo nem sempre o assistente Social possui as condições necessárias para que consiga desempenhar eficientemente as suas funções, pois existem contextos Sociais e Territoriais que devido a sua estrutura não o permitem.
O Serviço Social Serve como agente intermédio entre a escola a família, as crianças e as instituições, trabalhando no sentido de promover uma escola igualitária para todas as crianças.
Ao longo deste trabalho serão apresentados, os objectivos que se pretendem alcanças com o estudo desta temática, qual a pertinência do tema para o Serviço Social bem como a justificação da escolha do tema.
1-Tema
O contexto Social e o desenvolvimento escolar da criança/jovem.
2-Questão de partida De que modo pode o contexto social influenciar o desenvolvimento escolar da criança?
Justificação da escolha do tema
Existiram dois grandes factores que influenciaram a escolha do tema deste trabalho.
Em primeiro lugar, as razões da escolha da temática, prendem-se com factores relacionados com questões académicas.
Este tema ganhou grande interesse, devido ao facto, de se relacionar com a temática que se constatou no local de estágio, a saber, o Centro de Actividades de Tempos Livres (e_TEU), integrado no Centro Social Cultural e Recreativo do