Sermão da sexagésima
Escola: Gonçalves Dias
Aluna: Geisiane P. Ferreira / N* 08
Aluna: Poliane / N* 26 ou 25
Serie: 1 ano”D”
Longitude A determinação da longitude é um problema mais difícil do que o da latitude, só resolvido em data bem mais recente.
Até o final do século XVII, a única forma de se determinar a longitude era Erro! A referência de hiperlink não é válida. a distância percorrida a partir de um determinado ponto.
Em terra, o problema tinha solução, mas no Erro! A referência de hiperlink não é válida. era praticamente insolúvel.
Daí a deformação dos mapas antigos, que atribuíam ao mar Mediterrâneo uma dimensão muito maior do que a real; da mesma forma, foi muito difícil para os cartógrafos quinhentistas, depois do descobrimento da América, situar no Atlântico a linha que separava os territórios portugueses dos espanhóis, de acordo com o Tratado de Tordesilhas.
No princípio do século XVIII, já Erro! A referência de hiperlink não é válida. as dimensões aproximadas do planeta, solucionou-se o problema da longitude.
Como a Terra dá uma volta completa sobre seu eixo a cada 24 horas, cada hora avança 15o, de maneira que a longitude, expressada em graus, é obtida pela diferença em horas entre o meridiano de origem e o meridiano cuja longitude se quer determinar Altitude
A Terra é aproximadamente esférica, com um ligeiro achatamento nos pólos. Para se definir a altitude de um ponto sobre a Terra define-se uma esfera --- geoide --- com um raio de 6378 km. A altitude num ponto da Terra é a distância na vertical à superfície deste geoide. Por exemplo, a altitude média do Aeroporto de Lisboa é de 114 m, mas a altitude média da Holanda é negativa.
Existem algumas páginas na Internet com a informação relativa à latitude e longitude de cidades:
DETERMINAÇÃO DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS
"Para que