Sequência didática Educação Infantil
Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Curso de Pedagogia
Unidade Curricular: Fundamentos Políticos e Pedagógicos da Educação Infantil II
Professora responsável: Profª. Dra. Marineide de Oliveira Gomes
Sequência Didática para Educação Infantil
Debora Regina Marques de Barros
Matrícula: 62.055
5º termo
I – Tema: Animais
II – Faixa etária das crianças:
Creche pública da cidade de Guarulhos, Berçário I, 25 crianças matriculadas, com uma faixa etária diversificada de 1 ano até 2 anos. As famílias são trabalhadoras o acesso as atividades realizadas pela escola e pelos seus filhos e restrito, o diálogo se dá quase que exclusivamente através da agenda, a comunidade está localizada na periferia da cidade.
Referente ao desenvolvimento da linguagem oral: 5 crianças já possuem um bom desenvolvimento, 10 crianças se encontram no inicio do processo e 10 crianças somente balbuciam, sobre a mobilidade: todas já se locomovem com ligeira facilidade.
Gostam muito de música e de histórias, interagem muito bem, as brincadeiras também fluem entre eles, uma iniciada por um é facilmente desenvolvida por outro.
Essas crianças são como Kramer (2007, p.15) afirma:
sujeitos sociais e históricos, marcadas, portanto, pelas contradições das sociedades que estão inseridas. A criança não se resume a ser alguém que não é, mas que se tornará (adulto, no dia em que deixar de ser criança). Reconhecemos o que é específico da infância: seu poder de imaginação, a fantasia, a criação, a brincadeira entendida como experiência de cultura. Crianças são cidadãs, pessoas detentoras de direitos, que produzem cultura e são nela produzidas. Esse modo de ver as crianças favorece entendê-las e também ver o mundo a partir do seu ponto de vista. A infância é mais que um estágio. É categoria da história: existe uma história humana porque o homem tem infância.
III – Possibilidades de desenvolvimento da Sequência Didática em instituição