Separação de uma mistura heterogénea
Separação de uma mistura heterogénea
(sal, areia e limalha de ferro)
Trabalho realizado: 01/10/2012 Professora da disciplina:
Disciplina: Física e Química A Ana Maria Feliciano
Nome do aluno: Tiago Miguel Cavaleiro Rodrigues 10º A, nº25
2. Objetivo (s) Nesta experiencia procurou-se testar a eficácia dos diversos métodos de separação dos materiais e melhorar as nossas técnicas e habilidades em relação ao trabalho experimental.
No início da experiência foi-nos entregue uma placa de Petri onde se encontrava uma mistura heterogénea de sal, areia e limalha de ferro.
O objetivo da experiência é separar cada um dos componente da mistura, usando alguns processos físicos de separação, tais como, a separação magnética, decantação, a filtração e a destilação simples.
3. Fundamento Teórico
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. Assim, para obtermos uma determinada substância, é necessário usar métodos de separação. O conjunto de processos físicos que não alteram a natureza das substâncias é denominado processos físicos de separação de misturas. Para cada tipo de mistura - heterogénea ou homogénea - usamos métodos diferentes.
Existem vários processos físicos de separação dos elementos constituintes de uma mistura. A nossa experiência consiste em separar três substâncias solidas: areia, sal e limalha de ferro. Para isso vamos utilizar quatro dos processos de separação de substâncias: separação magnética, decantação, filtração e destilação simples.
Separação