Separação de misturas
Na natureza, raramente encontramos substancias puras. Em função disso, é necessário utilizarmos métodos de separação se quisermos obter uma determinada substância.
Para a separação dos componentes de uma mistura, ou seja, para a obtenção separada de cada uma das suas substâncias puras que deram origem à mistura, utilizamos um conjunto de processos físicos denominados análise imediata, Esses processos não alteram a composição das substancias que formam uma dada mistura.
A melhor escolha dos melhores métodos para a separação de misturas exige um conhecimento anterior de algumas das propriedades das substâncias presentes. Assim, se tivermos uma mistura de açúcar e areia, devemos saber que o açúcar se dissolve na água, enquanto a areia não se dissolve.
Muitas vezes, dependendo da complexidade da mistura, é necessário usar vários processos diferentes, numa seqüência que se baseia nas propriedades das substâncias presente na mistura.
Alguns dos métodos de separação são tão comuns que nem pensamos neles como processos de separação, por exemplo, a “escolha” dos grãos de feijão (catação) e a separação de amendoim torrado das suas cascas (ventilação), ou ainda as máquinas existentes em bancos, as quais separam as moedas em função de seus tamanhos (tamisação).
1. Sólido-Sólido:
Catação
Ventilação
Levigação
Separação Magnética
Cristalização Fracionada
Dissolução Fracionada
Peneiração
Fusão Fracionada
Sublimação
2. Sólido-Líquido:
Decantação
Centrifugação
Filtração Simples
Filtração à vácuo
3. Líquido-Líquido:
Funil de Decantação
4. Gás-Líquido:
Decantação
Dentro de um laboratório podemos trabalhar com várias técnicas de separação de mistura, a escolha do melhor método envolve o conhecimento das propriedades específicas das substâncias que compõem a mistura.
OBJETIVO
Determinar qual tipo de Separação, é mais conveniente para as substancias ali misturadas. E separar os constituintes das misturas utilizando os diversos métodos