Senso comum e conhecimento cientifico
Conhecimento científico é aquele determinado por experimentos, pesquisas, análises, estudos das idéias em questão. Procura, por meio da ciência, encontrar respostas para problemas complexos que a sociedade não consegue explicar, ou até mesmo provar cientificamente, algo que a sociedade por si só já considera verdadeiro. É objetivo, e utiliza a lógica para avaliar fenômenos, não é somente uma verdade “imposta”, sem explicação, como algumas coisas pelo senso comum. Trata-se de saber que tudo se encontra em constante evolução.
O senso comum é conhecido por ser aquela forma de pensar e agir de acordo com a maioria da sociedade. Baseado na subjetividade, tabus e crenças que atravessam gerações, criando tradições e hábitos. Não se preocupa em saber de onde vem, ou porque existe. Atos simplesmente intuitivos e espontâneos. Retiram o conhecimento do próprio erro.
Fica bem claro onde o conhecimento científico se difere do senso comum:
Enquanto um trata de pesquisar, saber como determinada coisa aconteceu, esclarecer as coisas de forma “exata”, o outro é subjetivo, cada porção da sociedade acredita no que acha mais coerente, dessa forma, um conceito pode mudar de acordo com cada pessoa.
O conhecimento científico demonstra que tudo no mundo está em evolução e que tudo se aprende por meio de pesquisas, desenvolvimentos de métodos científicos, estudos, observações, entre outros. O senso comum traz hábitos e tradições desde o passado, como se nada atualmente fosse diferente e trata o aprendizado à base de erros, só se aprende se algo é verdadeiro ou não, depois que der errado ou certo, isto é, não há uma pesquisa por trás.