Senhor
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
MARLLON rodrigo DE ALMEIDA
COMUNICAÇÃO: uma estratégia empresarial
Colatina-ES
2014
MARLLON rodrigo DE ALMEIDA
COMUNICAÇÃO: uma estratégia empresarial
Trabalho individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral.
Prof. (a): Mônica Maria Silva. Wilson Sanches. Sebastião Oliveira, Karen Manganotti e Márcia Bastos.
Colatina-ES
2014
COMUNICAÇÃO: UMA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
A comunicação empresarial segundo Rokermann (2013) dialoga com cada público de interesse, e implica no desenvolvimento de ações estratégicas que estabeleça a comunicação entre os clientes internos e externos da empresa.
O ato de se comunicar, de modo geral, obedece a um processo único, composto pelo emissor, destinador ou remetente, pela mensagem e pelo receptor ou destinatário. Nesse contexto comunicacional este estudo tem como objetivo refletir sobre as estratégias de comunicar que as empresas BRASKEM e CPFL Energia vem adotando na sua instituição.
As empresas utilizadas como exemplo por Rokermann (2013) possuem sistemas de gestão da comunicação interna e externa.
A BRASKEM utiliza como ferramentas de gestão da comunicação o diálogo entre diferentes setores, inclusive da diretoria, com a equipe de comunicação da empresa. Possui boletins trimestrais de balanço, divulgam resultados anuais e publicam os relatórios da adminitração, divulga boletins aos colaboradores, mas não ficou claro com que frequência ou de que maneira são enviados (se por correio eletrônico ou através de notas em Revista ou boletin interno).
Outra estratégia adotada pela BRASKEM é a publicação de uma revista com notícias sobre a empresa, seus colaboradores, sendo que a pauta da revista fica sob a direção da equipe de comunicação.
Segundo Brunetta & Ribeiro (2009) a comunicação possui quatro funções básicas dentro de um grupo ou organização: