Seminário - Quimica
Introdução!
Os cátions dos metais de transição possuem uma tendência para formar complexos com outros íons ou moléculas, envolvendo ligações covalentes entre os íons ou moléculas que fazem a coordenação. Geralmente os complexos são coloridos, e muito mais estáveis do que os seus sais, podendo ser isolados.
Um composto de coordenação consiste, sobretudo, em um átomo central, rodeado por certo número de outros átomos, íons ou moléculas, que têm a propriedade de doar elétrons ao átomo central, e são chamados de ligantes. O número de ligantes é denominado número de coordenação (NC) e pode ser determinado observando-se a fórmula de um composto de coordenação, caso o ligante não tenha mais do que um ponto de ligação.
Procedimento!
Explica o Procedimento.
A dissolução de Cloreto de Amônio em Hidróxido de Amônio se deu pela necessidade em supersaturar o meio de Amônia, deixando-o amoniacal. Tambem formando uma solução tampão de pH Básico.
Um tampão formado por uma base fraca e por um sal derivado dessa base e de um ácido forte apresenta pH > 7. (http://www.agracadaquimica.com.br/quimica/arealegal/outros/102.pdf) A Adição de Cloreto de Cobalto Hexa hidratado se deu para a dissociação do mesmo em solução aquosa, formando o íon Co +2 e Cl-.
Usou-se O Peróxido de Hidrogênio como agente Oxidante para a Conversão do Íon Co+2 em Co+3.
Ao adicionar Nitrito de Sódio, os Íons se dissociaram formando íons Na+ e Íons Nitrito.
O banho de Gelo e a lavagem com Etanol se deu para que se houvessem condições para a formação do Complexo, onde o íon Cobalto +3 se liga a Cinco moléculas de Amônia e um de Íon Nitrito por ligação covalente.
Discussão!
O Processo pode ser descrito pelas seguintes equações:
Co+2 + 6NH4+ = [Co(NH3)6]+2 + 6H+
[Co(NH3)6]+2 + 2H2O2 = [Co(NH3)6]+3 + 2 OH-
[Co(NH3)6]+3 + NO2- = [Co(NH3)5NO2]+2 + NH3
[Co(NH3)5NO2]+2 + 2Cl- = [Co(NH3)5NO2]Cl2
A solução do HexaaminoCobalto II é marrom amarelado, conforme