Segurança e saude no trabalho
Este trabalho tem como objetivo destacar os principais aspectos das doenças ocupacionais e aumentar a percepção sobre o tema relatando as principais doenças suas causas e prevenções.
È importante saber que as doenças ocupacionais estão diretamente relacionadas a exposição aos riscos de algumas de algumas atividades , podendo causar afastamentos temporários, repetitivos e até definitivos.
A maior incidência dessas doenças ocorrem na faixa dos 30 aos 40 anos,prejudicando a produtividade do trabalhador podendo assim,interromper sua carreira e desestabilizar sua vida.
O importante é a prevenção. Ela pode evitar que tanto os trabalhadores como os empresários se prejudiquem com as conseqüência das doenças ocupacionais. A recuperação pode ser demorada e cara.
AGENTES INALÁVEIS:
Para que haja doença do sistema respiratório associada a exposição ocupacional é necessário que o agente agressor esteja presente no processo de trabalho ou no meio ambiente e seja inalado. Agentes inaláveis podem ser encontrados sob a forma de gases, vapores, névoas ou particulados (aerodispersoides).
Para que haja penetração destes no trato respiratório é necessário que as partículas tenham menos do que 10µm. Maiores do que 10µm ficam retidas no compartimento extra torácico e menores se depositam em qualquer nível.Os agentes ainda devem interagir com os tecidos, fazendo aparecer uma reação defensiva que leva a alterações fisiológicas e e ou estruturais do sistema respiratório.
O processo de deposição de partículas é extremamente dinâmico, variando de acordo com as condições ambientais, fisiológicas e parâmetros de dose e intensidade da exposição.
Exemplos...gás cloro e areia em fundição.
Tipo de reação tecidual:
A interação entre o macrófago alveolar e as partículas fagocitadas determinam a reação tecidual.
Exemplo 1: Partículas como o ferro, titânio, e carbono:
Tais partículas apresentam pouca toxicidade para os