Segurança do trabalho
-
Segurança do Trabalho
A Segurança do Trabalho pode ser entendida como o conjunto de medidas que são adotadas objetivando a prevenção, antecipação ou minimização dos riscos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Ela visa a proteção da integridade e da capacidade de trabalho do colaborador.
As Normas Regulamentadoras – NR’s
A Lei N° 6.514, de 22 de Dezembro de 1977, .: observou as Normas Regulamentadoras (NR’s), aprovadas pela Portaria 3.214, de 08 de Junho de 1978. No início eram 28 NR’s. Hoje: São 34 NR’s para empresas urbanas; São 05 para o trabalho rural (NRR’s); Estabelecem as regras de segurança e medicina para todas as empresas.
Algumas siglas muito utilizadas na área da Segurança e Medicina do Trabalho SEESMT - ______________________________ PPRA - _________________________________ LTCAT - ________________________________ PCMSO - _______________________________ EPI - ___________________________________ CIPA - _________________________________ PPP - __________________________________ CAT - __________________________________ PPCI - _________________________________
SEESMT – NR-4
O Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e de Medicina do Trabalho, no Brasil, foi criado em 1972, com os objetivos de:
Promover a saúde; Proteger a integridade física do trabalhador no local de trabalho.
O dimensionamento do SEESMT vincula-se à graduação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento, constantes nos Quadros I e II desta Norma Regulamentadora.
Observadas as exceções previstas nesta NR.
1
Dimensionamento do SEESMT
Ex: Empresa do ramo Metalúrgico, portador do CNAE: 2422-9/01 (Produção de Laminados Planos de Aço ou Carbono, Revestidos ou Não), grau de Risco 4, com 550 empregados. Necessita montar um SEESMT com: 04 Técnicos em Segurança do Trabalho; 01 Auxiliar de Enfermagem do Trabalho; 01 Engenheiro de Segurança do Trabalho; 01 Médico do Trabalho.