Segunda atividade avaliativa
A partir da década de 1980 a educação brasileira apresenta necessidade de repensar e reorganizar o processo ensino e aprendizagem por meio de fundamentos referenciados por Jean Piaget. O quinto capítulo: Processo construtivista do livro Didática: processos de trabalho em sala de aula Negrão (2010) discorre sobre o enfoque de que a criança constrói seu próprio conhecimento denominado de processo construtivista. Diante disso redija um texto dissertativo de 15 a 20 linhas, explicando sobre a construção do conhecimento na criança relacionando com a educação escolar.
A construção do conhecimento humano explicitado por Piaget, e aqui, especificamente, a construção do ensino e aprendizagem escolar, requer que sejam explicados as bases científicas da Epistemologia Genética de Piaget, que desenvolveu este estudo descobrindo e sempre estudando a origem e a natureza do conhecimento. Porém, devemos compreender que seus textos eram científicos e não educacionais. Sendo assim, para o processo construtivista, o ser humano é estruturado por meio de mecanismos próprios, os quais não são dependentes de fatores sociais porque são determinados, primeiramente, pelo processo de equilibração que depende da maturação biológica, ou seja, do desenvolvimento já alcançado.
É sob esse ponto de vista que a proposta construtivista centra-se na interação do sujeito com o objeto, sendo que o conhecimento a ser aprendido se constitui em um elemento potencializador na desorganização das estruturas cognitivas desse sujeito. Portanto, o desenvolvimento é um processo que se efetiva independentemente da aprendizagem, porém, a aprendizagem é uma conseqüência do desenvolvimento e se beneficia dos avanços alcançados por ele.
QUESTÃO 2
“A avaliação, em sua nova dimensão pedagógica, relaciona-se diretamente ao processo de ensino e aprendizagem” (ALTOÉ; NUNES, 2010, p. 136). Considerando que a avaliação é um dos temas relevantes no âmbito escolar explique e exemplifique,