Sebasti O Salgado
GÊNESIS DE SEBASTIÃO SALGADO
DANIELLY JEISSY PEREIRA - 201465500
CEILÂNDIA – DF
2014
DANIELLY JEISSY PEREIRA - 201465500
GÊNESIS DE SEBASTIÃO SALGADO
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Antropologia do curso de Serviço Social da Faculdade Projeção Ceilândia.
CEILÂNDIA – DF
2014
No dia 16 de outubro de 2014, participei da exposição de fotos “Gênesis de Sebastião Salgado” que retrata a jornada de paisagens terrestres e aquáticas e a pessoas e animais que permanecem intocados que o mesmo presenciou e fotografou.
O que me chamou bastante atenção em toda exposição foi o tal “diferente”, paisagens, culturas e tantas outras vidas tão curiosas que me deixaram perplexa, dá pra acreditar que ainda existem esses tais intocáveis onde a natureza reina? Através dos olhos de Sebastião Salgado pude ver que sim! Ele nos dar uma lição que a preservação da cultura e da natureza é mais que necessária no nosso Planeta. Segundo SALGADO, Leila Wanick “Não podemos continuar poluindo nosso solo, nossa água e o ar.”[...] “E devemos ir além. Devemos tentar reverter nossos danos”
Cada imagem uma viagem dentro de mim, que maravilhosas e diferentes fotos. Logo na entrada da exposição dei de cara com a fotografia da cauda de uma baleia-franca-autrais que está praticamente extinta, ela é atraída para Península Valdés (Argentina) devido à proteção formada por seus dois Golfos, o Golfo San José e o Golfo Nuevo, que frequentemente nadam com suas caudas à superfície d’água. Outra foto que me chamou atenção foi a dos Bosquímanos (Botsuana) que fazem fogueira friccionando um pedaço de Catophractes alexandri contra outro pedaço de madeira dura existente na região que é mantido imóvel com o pé ou a mão; o calor causado pela fricção inflama a pavio seco a redor do ponto de contato. O ritual místico mais importante dos bosquímanos é a dança da cura ou dança em transe; enquanto as