Schoeps 1962 Lote Economico De Producao Co 25600

3487 palavras 14 páginas
LOTE ECONÔMICO DE PRODUÇAO:
CONCEITO E PRÁTICA
WOLFGANG

SCHOEPS

A determinação pr~ das quant4:lades a serem fabricadas torna a produção mais econômica, efiaente e harmoniosa.


Observando os procedimentos e rotinas de planejamento de numerosas indústrias de nosso parque industrial, chega-se à conclusão de que é pràticamente inexistente o processo de análise e posterior determinação das~ quantidades mais econômicas a serem produzidas para c uto, artigo, com onente ou item. análise econômica para determinação das quantidades de produção tem por finalidade obter o menor custo final para cada item. Devido à necessidade prática de produzir quantidades freqüentemente maiores do que aquelas exigidas de imediato pelas ordens de fabricação em andamento, a fim de reduzir os custos de preparação do equipamento, como, por exemplo, a troca de ferramentas, os custos de movimentação de materiais e as despesas de natureza administrativa, a emprêsa aumenta forçosamente o seu estoque.
Ora, em nossa atual conjuntura financeira, com as restrições existentes à obtenção de crédito e o conseqüente custo elevado do capital emprestado, a decisão de manter estoques elevados, se de um lado pode ser conveniente à produção, certamente entrará em choque com os interêsses
WOLFGANG
ScHOEPS
Professor-Adjunto do Departamento de Administração da Produção e Coordenador do "Curso Intensivo para Administradores" da Escola de Administração de Emprêsas de São Paulo.

62

LOTE ECONÔMICO

DE PRODUÇÃO

R.A.E.j4

e as possibilidades do setor financeiro da emprêsa. Havendo, assim, duas tendências opostas, torna-se necessária uma análise precisa para determinar a quantidade correta a ser produzida. isto é, aquela quantidade que, do ponto de vista do custo final do produto, corresponde às condições mais favoráveis.
.
Como o cálculo da quantidade econômica de produção pressupõe uma previsão das necessidades do mercado ou das quantidades a serem requisitadas durante determinado período, o setor de contrôle de

Relacionados