saude mental
PSIQUIATRA?
LEI N° 10216/2001
(VÍDEO 2)
CAPS – CENTRO DE ATENÇÃO
PSICOSSOCIAL (PT. 336/2002)
Os CAPS são serviços de referência para casos graves, que necessitem de cuidado mais intensivo e/ou de reinserção psicossocial, que ultrapassem as possibilidades de intervenção da
ESF e NASF
Nessa lógica, os casos a serem atendidos nos
CAPS
devem ser preferencialmente encaminhados pelas equipes de SF ou NASF
Também darão retaguarda às equipes de NASF e
ESF, nas suas especificidades, assessorando nas demandas especificas
São serviços substitutivos às internações psiquiátricas, quando possível
OBJETIVOS DOS CAPS:
Realizar
acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, escola, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitário.
Desenvolvimento
de
potencialidades e minimização dos estigmas socais. DIFERENÇA ENTRE
CAPS II, CAPSAD E
CAPSI?
(VÍDEO 3)
CAPS II, CAPSi e CAPSad?
CAPS II – Atende pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, maiores de 18 anos, procurando preservar e fortalecer os laços sociais dos usuários em tratamento. Os encaminhamentos devem ser através das Unidades Básicas de Saúde.
CAPSi - Atende crianças e adolescentes, até 17 anos, que apresentam transtorno mental e/ou transtorno decorrente do uso abusivo e/ou da dependência de álcool e outras drogas. O tratamento objetiva reabilitação, desenvolvimento de potencialidades e reinserção social. Para atendimento, a pessoa pode ser encaminhada por outros serviços ou procurar o CAPSi.
CAPSad - Atende de forma integral e humanizada a todas as pessoas maiores de 18 anos que sofrem do transtorno decorrente do uso abusivo e/ou da dependência de álcool e outras drogas. Para atendimento, a pessoa pode ser encaminhada por outros serviços ou procurar o CAPSad. Este CAPS possui leitos de repouso com a finalidade de