SALAS DE INFORM TICA COMO ESPA O DE ENSINO E APRENDIZAGEM

729 palavras 3 páginas
SALAS DE INFORMÁTICA COMO ESPAÇO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
O ingressar das TIC na escola se recomenda a atender esses desafios, no entanto as estas trazem uma colisão no cotidiano da escola. Para muitos, apresenta-se como solução de todos os problemas, para outros, uma grande limitação a ser adaptado.
Diante desses desafios, a era digital possibilita aos discentes realizarem ações em contextos distintos e com mídias diferenciadas. As tecnologias educacionais devem beneficiar a formação de um conjunto entre a escola e o cotidiano, onde o sujeito pode procurar novos caminhos para desenvolver sua concepção sobre o mundo. Visto que, o uso de mídias em contextos educacionais requer aprendizados que estimulem novas possibilidades de aprendizagem e a existência de métodos criativos, com diálogos e interações múltiplas. Segundo Moran:
Um dos eixos das mudanças na educação passa pela transformação da educação em um processo de comunicação autêntica e aberta entre professores e alunos, principalmente, incluindo também administradores, funcionários e a comunidade, principalmente os pais. Só vale a pena ser educador dentro de um contexto comunicacional, participativo, interativo, vivencial. Só aprendemos profundamente dentro deste contexto (MORAN, 2006, p.12-17). As novas tecnologias devem ser utilizadas em atividades escolares que reforçam a aprendizagem e deem subsídios significativos, favorecendo a incorporação e mudanças no âmbito escolar. O ensino então se vê em um novo contexto, onde professore e alunos devem ter um panorama participativo, interativo e autônomo, pois brota um no novo meio de ensinar e aprender. As divulgações de novas tecnologias nas escolas e sistemas de ensino, principalmente as salas de informática, vem brotando novas expectativas para a Educação Brasileira: “...as facilidades técnicas oferecidas pelos computadores possibilitam a exploração de um leque ilimitado de ações pedagógicas” (VALENTE, Internet, 2002, p. 23). Alunos que não se adaptam ao

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • GOFFMANErvingmanicomiosPrisoeseConventos
    130447 palavras | 522 páginas