rotatividade
ADRIANA GOMES GOLTARA adrianagoltara@hotmail.com Resumo: O objetivo dessa pesquisa é identificar ações que minimizem o índice de rotatividade na Indústria Pimpolho Calçados. O método utilizado para a realização desse artigo foi o método exploratório, onde o gestor de RH foi entrevistado por meio de um questionário e foi feita uma análise documental por meio de entrevistas de desligamento para a coleta de dados. Esses dados foram analisados de forma quantitativa
Palavras Chaves: Rotatividade, Indústria de calçados, ações de melhoria, técnicas, processos
1-Introdução:
Os resultados mostram que a empresa..
Rotatividade de Pessoal, de acordo com Chiavenato (1999) é uma despesa que pode ser evitada se houver mais critério e atenção na seleção de mão de obra. Já Luz (2008), descreve a rotatividade como a saída permanente de pessoal da organização, voluntária e involuntariamente.
A rotatividade, também denominada “turnover” é um problema pertinente e que merece atenção, pois influencia negativamente nos custos, no trabalho dos colaboradores que permaneceram na empresa e na produção final. Por isso esse artigo contribuirá positivamente para empresas que estão iniciando no mercado ou que já estão consolidadas e para a área acadêmica, pois mostrará as técnicas e processos para administrar a rotatividade de pessoal.
Para diminuir o índice de turnover numa organização várias medidas se tornam necessárias. Segundo Robins (2010), a decisão mais importante no setor de RH é contratar. O autor deixa claro que um processo de seleção mal realizado, tanto o desempenho quanto a satisfação do funcionário são prejudicados. Para Chiavenato (2010), cada pessoa tem características de personalidades diferentes e isso leva cada um a se adequar de maneira diferente nas empresas.
Na Indústria Pimpolho Calçados, as causas da rotatividade são diversas, mas,as principais são os