ronaldo
A princípio, nós vamos lembrar do final do século XIX, nós sabíamos muito pouco a respeito do Sistema Solar. Toda as descobertas deveram-se aos grandes telescópios da época, ainda pouco potentes. Para o homem do início do século sabia-se apenas da existência de 8 planetas e, exceto a Terra, todos os 7 eram completamente misteriosos, alguns satélites naturais nesses planetas já eram conhecidos, alguns asteróides - somente os de dimensões maiores ou mais próximos da Terra e de fácil observação.
Alguns acontecimentos marcaram o início do século, como a passagem do cometa Halley em 1910, e a busca por mais um planeta em função do movimento orbital de Netuno não coincidir com a teoria. Através do método de pertubação gravitacional aplicado ao planeta Netuno, pelo astrônomo Percival Lowell, determinou-se o local provável desse novo planeta. Somente em1930 seu assistente Clyde W. Tombaugh conseguiu identificar numa fotografia aquilo que era o último planeta do Sistema Solar - Plutão - no próprio Observatório Lowell.
O início do século foi marcado também por muitas especulações a respeito dos planetas mais próximos da Terra. A medida que aumentavam o diâmetro das objetivas dos telescópios, eram vistos mais detalhes de Marte e Vênus, o que incentivava a imaginação dos cientistas. Vênus não tinha muitos detalhes, pois é um planeta completamente coberto de nuvens, então surgiam algumas teorias, como a que dizia haver uma densa floresta com pântanos onde moravam animais pré-históricos e até dinossauros, ou que o planeta devido a sua