Romantismo
01: contexto histórico
02: crônica
03:editorial
04: definição e tipo de amor
05: romantismo sentimento e movimento literário
06: a escultura e pintura romântica
07:Goya
08: Theodore
09: delacroix
10: Joseph
11: John constable
12: caspar
13: Philip
14: auguste
15: poesia romantic gonçalves dias
16: castro Alves
17: musica erudita
18: a mulher romântica
19: filmes
20: prosa
21: diversão
Introdução
Neste trabalho, será apresentada uma breve introdução sobre o Romantismo, destacando-se as suas principais características, períodos, principais escritores e suas obras. O Romantismo foi um estilo literário que teve a duração de 40 anos e terminou por volta de 1865. Analisar as fases desse movimento literário, e suas características é o objetivo desta pesquisa.
Ficha técnica:
Editora chefe: Beatriz de Macedo Castilho Borges
Bruna Alves: Fotógrafa
Bruna Moura: Colaboradora
Thais Zakevicius: Revisor
1-Contexto Histórico do Romantismo
O Romantismo surgiu na Europa em uma época em que o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política, caíam os sistemas de governo despóticos e surgia o liberalismo político (não confundir com o liberalismo econômico do Século XX). No campo social imperava o inconformismo. No campo artístico, o repúdio às regras. A Revolução Francesa é o clímax desse século de oposição.
Alguns autores neoclássicos já nutriam um sentimento mais tarde dito romântico antes de seu nascimento de fato, sendo assim chamados pré-românticos. Nesta classificação encaixam-se Francisco Goya e Bocage.
O Romantismo surge inicialmente naquela que futuramente seria a Alemanha e na Inglaterra. Na Alemanha, o Romantismo, teria, inclusive, fundamental importância na unificação germânica com o movimento Sturm und Drang.
O Romantismo viria a se manifestar de formas bastante variadas nas diferentes artes e marcaria, sobretudo, a literatura e a música (embora ele só venha a se manifestar realmente aqui mais tarde do