Ritmos
Segundo o Dicionário Aurélio
Percussão. [ Do lat. tard. percusu. ] S.f. 1. Ato ou efeito de percutir. 2. Choque ou embate entre dois corpos. 3. Jur. Incidência fiscal direta sobre o contribuinte. [Cf. nesta acepç., incidência(3).] 4. Med. Forma de exame físico, de que há técnicas diversas, e que consiste em aplicar a uma área pequenos golpes, com extremidade de quirodáctilo, borda de mão ou instrumento próprio, para, de acordo com o fim em vista, obter sons que podem ser normais ou anormais, ou pesquisar anormalidades de reflexo (12). 5. O conjunto de instrumentos de percussão (q.v)
Enciclopédia e Dicionário KOOGAN/HOUISS
PERCUSSÃO s.f. Choque resultante da ação brusca de um corpo sobre o outro. /
Operação elementar de funcionamento de uma arma de fogo, no curso da qual o percussor, ferindo a espoleta, provoca a detonação. / Méd. Método de exame clínico que permite descobrir pelo som ( ausência do som ou sonoridade ) o estado de ingurgitamento ou vacuidade de um órgão. // Arma de percussão, arma de fogo portátil que funciona por percussão. // Instrumento de percussão, nome genérico que designa os instrumentos da orquestra de que se tira o som batendo; compreende principalmente os timbales, o bumbo, os pratos, o triângulo, bem como o vibrafone, os sinos e xilofone.
A Percussão
Dos troncos e das sementes das árvores, dos ossos e peles dos animais, do metal e do plástico, do ar e da vibração dos corpos, o homem vem transformando matéria em instrumentos de percussão ao longo de sua história
Tambores, sinos, pratos, marimbas, pandeiros, chocalhos,...
A percussão está presente em diversas manifestações culturais como os sinos das
Igrejas, os tambores dos templos budistas e das religiôes afro, As caixas dos festejos, os pandeiros de rituais dionisíacos.
Os instrumentos de percussão são os mais antigos que existem. Em muitos sítios arqueológicos foram encontradas representações de pessoas dançando em torno