Risco cambial
UNIDADE DE BLUMENAU - SC
Gustavo Silveira Kostetzer
Os riscos cambiais brasileiros
Blumenau, 2014
Gustavo Silveira Kostetzer
Os riscos cambiais brasileiros
Trabalho apresentando como requesito parcial para obtenção de aprovação na disciplina de Mercado Cambial, no curso de MBA em Finanças e Controladoria, no Instituto Nacional de Pós-Graduação - INPG.
Profa. Dra. Claudia Bock
Blumenau, 2014.
RESUMO
No cenário atual em que o mundo está diariamente e constantemente, sobretudo no mercado cambial nacional, as empresas brasileiras são obrigadas e saber e conhecer todos riscos impactantes de uma negociação no mercado internacional. Nesta visão, esta pesquisa buscou enxergar, de uma maneira mais simplificada: quais são esses riscos, de que forma eles estão presentes no âmbito nacional e como reconhecê-los. Para tanto, será apresentado primeiramente a definição de câmbio e o câmbio no mercado brasileiro, seguido dos riscos cambiais nacionais, na sequencia, os tipos de riscos cambiais, em seguida, a política cambial brasileira, finalizando com o que é câmbio risco cambial segundo o próprio mercado. Para atingir o objetivo, foram realizadas pesquisas junto ao site do Banco Central do Brasil (BACEN), livros de autoridades na área, revistas atuais sobre o assunto e uma entrevista com profissionais da área de comércio exterior.
Palavras-chave: mercado cambial - risco cambial - política cambial.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CÂMBIO NO BRASIL 5
2.1 OS RISCOS CAMBIAIS BRASILEIROS 6
2.2 TIPOS DE RISCOS CAMBIAIS 7
2.3 FLUTUAÇÃO SUJA (DIRTY FLOATING) 8
2.4 RISCO CAMBIAL NA VISÃO DO MERCADO 9
3 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Ocorre risco cambial toda vez que uma operação, ou projeto, está parcialmente ou totalmente comprometido em outra moeda que não seja a de seu país. O risco