Rezenha Crítica - O Ato de ler

688 palavras 3 páginas
Resenha do livro: A importância do ato de ler

A finalidade do conhecimento sobre leitura é aprender a ler. Sendo assim é fundamental ouvir pessoas que falem sobre o assunto. Ler é algo que faz parte de vida de todo ser humano, se aprende na prática, na vida, no cotidiano.
Esse é o objetivo dessa resenha, trata-se de uma reflexão crítica sobre a importância do ato de ler, apresentada por Paulo Freire em forma de palestra em um congresso sobre a alfabetização de adultos e as bibliotecas populares.
De maneira pessoal e quase que arqueológica o autor descreve seu caminho percorrido, suas experiências e memórias de fatos ocorridos desde sua tenra infância, passando pela adolescência e mocidade que o levou a ter uma compreensão crítica do ato de ler.
Freire inicia a palestra justificando não ter se permitido a tarefa de abrir ou fechar congressos, mas que se propôs a falar naquele momento de uma maneira menos formal. A partir daí passa a relatar como aprendeu a ler, esclarecendo que o seu ato de ler o mundo imediato precedeu a leitura da palavra escrita.
Relata detalhes dessa infância: a velha casa, o sítio, o quintal, a natureza cheia de pássaros, árvores e animais, somando-se ainda as pessoas, pais e irmãos; medos e assombrações, enfim, afirma que esses foram de fato os seus primeiros textos, palavras e letras, já que de acordo com ele “A decifração da palavra fluía naturalmente da leitura do seu mundo particular”
(FREIRE, 1989, p. 11).
Apresenta então algumas pessoas, fora do seu círculo familiar, que tiveram grande influência em sua vida e na sua compreensão de leitura, a professora da escolinha particular Eunice
Vasconcelos e o seu jovem professor José Pessoa do curso ginasial.

Além disso, descreve experiências de, quando aos vinte anos, já como professor do então chamado curso ginasial, procurava aguçar a curiosidade dos alunos levando-os a ter uma aprendizagem significativa.
Acrescenta ainda que ter uma compreensão crítica sobre

Relacionados

  • 04860452
    48006 palavras | 193 páginas
  • Livro Historia ES
    294690 palavras | 1179 páginas