Resumodevin

2415 palavras 10 páginas
Página |1

Guillaume Devin

Sociologie des relations internationales Página |2

DEVIN, Guillaume. Sociologie des relations internationales. Paris: La Découverte,
2002. (Repères; 335).

RESUMO

SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

INTRODUÇÃO
O desenvolvimento das relações internacionais enquanto disciplina acadêmica é recente, adquirindo autonomia inicialmente na Grã-Bretanha e posteriormente nos
Estados Unido logo após a Primeira Grande Guerra. Na França esteve durante muito tempo sob o domínio dos historiadores e juristas.
Esta tradição privilegiou o estudo das normas ademais da pesquisa dos determinantes e das regularidades que guiam a conduta dos atores no cenário internacional.
Guillaume Devin propõe uma abordagem sociológica das relações internacionais. Isto implica analisar as continuidades e descontinuidades dos modos de ação, os constrangimentos e as dinâmicas que os atores criam, e nas quais eles estão, voluntária ou involuntariamente inseridos.
A sociologia das relações internacionais busca interpretar os fatos internacionais como fatos sociais, tanto no nível micro dos atores, quanto no nível macro dos agrupamentos que eles compõem. Para tal, o analista deve adotar uma postura de distanciamento do objeto, mas sem cair nas facilidades do pseudo-realismo, ou seja, deve analisar os fatos sociais internacionais como coisas.

Página |3

PRIMEIRA PARTE
VARIÁVEIS

E

QUESTÕES

Devin inicia sua obra argumentando que, assim como as relações sociais, as relações internacionais podem se dar sobre dois tipos de relações: 1) as relações de interação e
2) as relações de interdependência.
Segundo o autor, as relações de interação são aquelas em que a modificação do comportamento de um ator implica uma alteração no conjunto das relações com os demais atores. Torna-se uma relação competitiva.
Já as relações de interdependência possuem um caráter de acumulação, de agregação, ou seja, os atores operam as coisas que individualmente são marginais, mas que,
acumuladas,

Relacionados