resumo
Usando roupas pretas e com os rostos encapuzados, eles manifestam-se contra o capitalismo e globalização e costumam depredar empresas e bancos. A tática agora é frequente em protestos realizados por diferentes segmentos no Brasil – o que não quer dizer que esses indivíduos sejam adeptos do movimento.
Dilma anunciou cinco pactos em resposta às manifestações: pacto pela responsabilidade fiscal, pacto pela reforma política, pacto pela saúde, pacto pela mobilidade urbana e pacto pela educação. não são fáceis de implantar.
Uma série de protestos motivados inicialmente pelo preço da passagem do transporte público espalhou-se pelas cidades brasileiras e teve repercussão internacional. As primeiras mobilizações aconteceram em São Paulo, organizadas pelo Movimento Passe Livre, que defende a adoção da tarifa zero para o transporte público. Após duas semanas de passeatas, os governos de São Paulo e de outras cidades recuaram e anunciaram a redução do valor das tarifas. Mas líderes dos manifestantes disseram que continuarão nas ruas, reivindicando mais qualidade no transporte público. Junto aos protestos, os manifestantes também reivindicam melhoria na educação e saúde e se mostram contra os gastos para a preparação da Copa do Mundo de 2014, a PEC 37 (proposta de emenda à Constituição que limita os poderes de investigação do Ministério Público) e a corrupção
6