Resumo
Estilos pessoais de atuação
Apesar das várias estruturas, personalidades únicas e todas diferenças, existentes em nós, somos de uma certa forma semelhantes.
Segundo Richard W. Wallen, existem três tipos de personalidades executivas presentes nas organizações, que baseia-se em lidar com seus impulsos e emoções. Um conjunto refere-se a afeto, carinho, simpatia, age pelo sentimento. O outro, age mais pela razão.
Essas personalidades são:
* O batalhador, agredi e também recebe agressã, almeja o poder, é disciplinado e necessita de afeto.
* O auxiliador, é compreensivel, sentimental , harmonioso e integro.
* O crtitico, analítico, ágil, com raciocinios lógicos costuma rejeitar suas emoções.
Quando as diferenças não são grandes, as três personalidades conseguem conviver juntas, mas quandos são muito evidentes, afeta no convivio.
Forças e Fraquesas: Os estilos Filo
É necessário saber como estão sendo usadas as personalidades, pois açgo com excesso pode ter o efeito inverso do que é. Os psicológos Atking e Katcher, elaboraram um teste que aponta os três pontos fracos e fortes de cada um. Descritos nos seguintes estilos:
Apoio/ Concessão
Uma pessoa que gosta de ajudar, aconselhar, é sentimental e tem um bom relacionamento com seus colegas. Acredita que se fizer algo bom será recompensado.
Liderança/ Dominação
Uma pessoa produtiva, que gosta de estar no comando. Adoora propor ideias e gosta de ter sempre novos desafios.
Conservação/ Apego
Uma pessoa detalhista, analitica, observadora e pratica. Baseia-se sempre nos fatos e lógicas.Só aceita uma ideia nova se para si, fizer sentido.
Adaptação/ Negociação
Uma pessoa influenciavel que usa suas qualidades para conseguir o que quer. É adaptável as situações e negocidor. Gosta de ser popular.
Comparando-se os estilos, defini-se que usando com excessividade as qualidades, acabam tornado-se defeitos.
Analise Critica
Apesar das grandes diferenças que existem entre as