Resumo - O Que é Sociologia
CAMPUS DE PALMAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
CLAUDINEI MARQUES SOARES
SOCIOLOGIA
PALMAS – TO.
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS DE PALMAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
CLAUDINEI MARQUES SOARES
RESUMO: O QUE É SOCIOLOGIA
Resumo apresentado à Profª. Dra. Ana Lúcia Pereira, ministrante da disciplina de Sociologia, como requisito parcial de notas.
ARRAIAS – TO.
2014
INTRODUÇÃO
Para Carlos Benedito Martins a sociologia é o estudo do comportamento social das interações e organizações humanas visando melhor sistematizar as compreensões cotidianas da sociedade, constituindo ainda um projeto intelectual tenso e contraditório, pois para alguns ela representa uma poderosa arma a serviço dos interesses dominantes, para outros ela é a expressão teórica dos movimentos revolucionários. Por apresentar uma posição contraditória, foi abolida em universidades durante regimes totalitários no Brasil, Argentina, Chile, dentre outros países no mesmo contexto.
Nessa obra ele diz apresentar, em termos de debate, a dimensão política da sociologia, a natureza e as consequências de seu envolvimento nos embates entre grupos e as classes sociais e refletir em que medida os conceitos e as teorias produzidos pelos sociólogos contribuem para manter alterar ou manter as relações de poder existentes na sociedade.
CAPÍTULO PRIMEIRO: O SURGIMENTO
Para Benedito o surgimento da Sociologia deu-se no contexto histórico do fim do sistema feudal e consolidação da civilização capitalista, não sendo obra apenas de um filósofo ou cientista, mas sim, resultado da contribuição de vários pensadores que se dedicaram a compreender a nova sociedade em curso. O Século XVII com duas revoluções importantes, a industrial e a francesa, acarretando relevantes mudanças políticas, econômicas e culturais, é