Resumo O que é sociologia
RESUMO DE TEXTOS
TÍTULO DA OBRA E ANO
Martins, Carlos Benedito (1994), “O que é sociologia”. Resumo
Esta obra tem como objetivo mostrar-nos algumas fases importantes da Sociologia, como seu surgimento, sua formação e seu desenvolvimento. Para esclarecer esses pontos, Carlos Benedito Martins expõe diversos pensadores e acontecimentos que de alguma forma influenciaram na consolidação dessa ciência.
A sociologia, que foi a primeira ciência social a se institucionalizar, surge em um dado período em particular que coincide com a dissolução da sociedade feudal e o fortalecimento do capitalismo. A Revolução Industrial (Inglaterra, 1780 a 1860) e a Revolução Francesa (França, 1789) serviram como cenário para o seu surgimento. A primeira representou o êxito das indústrias capitalistas. Com isso acarretou em uma drástica mudança da organização da vida social, principalmente com a formação de uma civilização urbanizada. Porém essa transformação casou diversas consequências: acelerado crescimento populacional sem nenhum planejamento urbano; falta de saneamento básico; aumento das taxas de violência, prostituição, alcoolismo, epidemias; entre outras.
Um dos fatores mais importantes da revolução é o surgimento de uma nova classe social, os proletariados. Como forma de enfrentar os “ricos” e combater os abusos sofridos, eles criaram meios, para se comunicarem com o restante da população, criticando o sistema capitalista e apoiando o socialismo como alternativa favorável.
Os pensadores ingleses não eram somente sociólogos que viviam desta profissão, antes de tudo, eram homens que aspiravam introduzir transformações na sociedade da época. Dessa forma, os precursores da sociologia eram indivíduos que se relacionavam profundamente com as problemáticas da sociedade. Como exemplo, o autor cita Robert Owen, William Thompson e Jeremy Bentham que tinham em comum o pensamento que a Revolução Industrial produziu