Resumo sobre o que é sociologia
Um dos papéis mais importantes nesse processo, foi a expansão marítima, pois com as longas viagens se ampliou a concepção de mundo dos europeus. Conheceram novos povos e novas culturas e começaram instalar novas colônias gerando então a possibilidade de um mercado muito mais amplo. Essa expansão acelerou o processo de desenvolvimento da economia monetária.
No século XVI temos outro movimento: A Reforma Protestante. Ela contribuiu de forma significativa para a valorização do conhecimento ao entrar em conflito com a autoridade papal e a igreja. A partir dai, os homens não só podiam interpretar as Escrituras Sagradas livremente, como também, se relacionar com Deus individualmente, sem a intermediação da igreja. A razão passa a ser soberana e é o elemento essencial que se coloca contra o dogmatismo e a autoridade eclesial, criando uma nova atitude diante da possibilidade de explicar os fatos sociais.
Essa nova forma de conhecimento da natureza e da sociedade, aparece nesse momento, representada pelas ideias e pelas obras de diversos pensadores, entre eles, Nicolau Maquiavel, Galileu Galilei, Thomas Hobbes, Francis Bacon e Rene Descartes.
No século XVIII, temos o desenvolvimento da manufatura. Os organizadores da produção passaram a se interessar pelo aperfeiçoamento das técnicas de produção, visando produzir mais com menos gente assim aumentar os lucros. Começaram então a investir em máquinas que pudessem ter aplicação no processo produtivo, os chamados “inventos”. Eles foram destinados a aumentar a produtividadeno trabalho, surgindo assim a maquinofatura. Todas essas mudanças comadas a herança cultural e intelectual do século XVII irão definir o século XVIII como um século explosivo. As transformações