Resumo Quadro de paisagismo no Brasil
Silvio Soares Macedo
Temos duas formas de conceber a paisagem: como um produto e como um sistema.
Produto: pois é resultado de um processo social de ocupação e gestão de determinado território.
Sistema: na medida em que, imprimimos qualquer ação sobre a paisagem, haverá sempre uma correspondente, na qual teremos sobre ela uma alteração morfológica parcial ou total.
Essas duas formas são totalmente dependentes e interagem-se entre si, lembrando também que a paisagem é um resultado daquilo que vemos, e pode ser diferentemente interpretada por seus respectivos observadores.
Afirma-se também que todo ambiente contém diversas paisagens, definindo então: paisagem é uma estrutura finita, porque aos olhos de quem a vê tem por limites físicos certo campo de visão o qual não consegue abrange-la por um todo.
Falando então de paisagens brasileiras dizemos que essas se caracterizam com uma grande heterogeneidade devido a nossa tamanha extensão territorial que nos cerca de vários ecossistemas.
Atributos qualitativos e métodos de abordagem
Paisagem está diretamente ligado ao conceito de habitat e de espaço, levando em conta que o gerador dessa paisagem são as comunidades inseridas nesses habitats e que ocupam aquele determinado espaço.
Atribuindo então três tipos de qualidades a paisagem de cada lugar:
Ambiental: mede possibilidades de vida de todos os seres vivos e das comunidades na paisagem existente.
Funcional: avalia o grau de deficiência do lugar no que tange o funcionamento da sociedade humana.
Estética: apresenta valores com características sociais, atribuídas pelas comunidades locais. (seriam os traços característicos, modos, costumes, jeito de viver dos habitantes ali localizados. Esse tipo de estudo fornece a qualquer individuo que se disponha a agir sobre o espaço um instrumento de medida, de forma tal que ele possa transformar o lugar com