resumo PSICOTERAPIA FAMILIAR
Família e terapia familiar – grupo de pessoas que compartilham o mesmo espaço, ligadas entre si com funcionamento dinâmico com regras de funcionamento que variam de acordo com o ciclo vital e com as crises.
Modelo sistêmico – as partes juntas formam um todo com objetivo e funções específicas. A família é um sistema aberto, flexível que interage com o ambiente. Globalidade: relação entre as partes. Retroalimentação: filhos que abandonam os pais.
Terapia Sistêmica – redução de conflitos, menos dependência, comunicação melhorada, integridade individual.
Terapia Cibernética – seres vivos x máquinas
Por que tratar a família? O que afeta a um, afeta a todos, e para a manutenção e preservação da saúde.
Mara Palazolli – Grupo de Milão – distanciamento x intimidade – dificuldade em lidar com ciclo vital. Terapeuta deve compreender e respeitar o ciclo homeostático. Família sintomática: nega o problema e atribui as causas de stress somente a um indivíduo. Há uma visão restrita da realidade. Vê eventos ou pessoas como causadores de todos os problemas. Dificuldade em enxergar a realidade. Terapeuta: terapia de grupo com base nos feedbacks dados pela família.
Terapia de casal – família= grupo de pessoas que interagem e constituem uma estrutura familiar. Os membros se veem como uma unidade que influencia e é influenciado pelo outro. Parte e todo contem um ao outro num processo contínuo de comunicação e interpelação.
Hólons = totalidade. Hólon conjugal – casal ( homo ou hetero) . Homem e mulher desempenhando seus papeis. Holon parental – pais sobre os filhos. Pai com função distorcida, menos poder, mais debilitado, mulher mais mãe do que esposa. Homem dependente da mulher como se fosse mais um filho. Criança aprende o q esperar das pessoas. Holon fraterno – relação entre irmãos.
4 estágios que influenciam os hólon - 1 formação do casal, 2família com crianças pequenas, 3 família com filhos em idade escolar ou adolescentes, 4 família com filhos