resumo pedagogia da autonomia paulo freire
Eulânia Aparecida de Paula
Tatiana Zacarias Barros
RESUMO DE LIVRO:
Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
RESUMO DE LIVRO:
Pedagogia da Autonomia – Paulo Freire
Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.
Paulo Freire.
S U M Á R I O
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 01
RESUMO 05
REFERÊNCIAS 14
RESUMO
No início do livro que se chama “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”, do escritor Paulo Freire, em suas primeiras páginas e ao longo da obra, se propõe a contribuir com ideias sobre o cotidiano do professor dentro e fora do espaço escolar – a sala de aula.
O público-alvo são docentes formados ou em formação da educação fundamental até à pós-graduação. Observa-se a figura do educador progressista que aposta em uma pedagogia baseada na ética, no respeito, na dignidade e na autonomia do educando.
O texto propõe uma reflexão sobre a formação contínua do docente e sobre sua prática que necessita ser progressista que agirá em favor da autonomia do educando, questiona a inconclusão e o ser como algo inacabado que faz parte de um movimento à procura de novos saberes que perpassa na curiosidade ingênua e na crítica, tornando-se conhecimento acadêmico-científico.
O autor insiste e defende que contribuir para a formação do aluno/estudante/educando é muito mais que treiná-lo e depositar conhecimento em seu cérebro, ou seja, como multiplicadores e agentes pedagógicos são necessários elementos como: ética, responsabilidade e coerência em nossa prática educativa, as mesmas devem sempre estar vivas e presentes em nossa tarefa docente diária.
Ao longo do livro vê-se que é preciso bom senso, humildade, tolerância, alegria e esperança tanto por parte de docentes quanto discentes para aceitar mudanças e o fato de nunca acomodar-se em face de novas realidades, pois “somos seres condicionados, mas não determinados”.
Paulo Freire