RESUMO_O Formalismo Russo

1135 palavras 5 páginas
RESUMO

O Formalismo Russo é conhecido por uma influente escola de crítica literária da Rússia de 1910 até 1930. Fazem parte desta escola, as obras de um grande número de acadêmicos russos e soviéticos de grande influência como (Viktor Chklovsky, Yury Tynyanov, Boris Eichenbaum, Roman Jakobson e Grigory Vinokur) que revolucionaram a crítica literária entre 1914 e a década de 30, estabelecendo a especificidade e a autonomia da linguagem poética e literatura. O Formalismo Russo exerceu maior influência em pensadores como Mikhail Bakhtin e Yuri Lotman, e no estruturalismo por inteiro. Os membros do movimento são amplamente considerados os fundadores da crítica literária moderna.
Desse modo, o formalismo russo foi um movimento diverso, que não produziu uma doutrina unificada e nem um consenso sobre seus resultados num esforço central de seus esforços. Na verdade, o "Formalismo Russo" descreve dois movimentos distintos: o OPOJAZ (Obscestvo izucenija Poeticeskogo Jazyka - Sociedade para o Estudo da Linguaguem Poética) em São Petesburgo e o Círculo Linguístico de Moscou, em Moscou. Por isso, é mais preciso referir-se aos "formalistas russos" do que usar um termo mais amplo e vago como "formalismo".
Por outro lado, o Formalismo Russo notou a oposição que os marxistas faziam fazendo com que os objetivos formalistas fossem destruídos, o que evidencia como a vida cultural de um país pode ficar dependente de uma situação política. No entanto, os formalistas reagiram como uma reação sistematizadora aos estudos geneticistas da literatura, como reação ao determinismo, numa preocupação em fazer com que os estudos literários se voltassem para a obra em si, enquanto objeto autônomo de investigação.
Nesse sentido, o formalismo iniciou uma série de correntes críticas sendo sua finalidade desprezar os fatores extrínsecos para se delimitar ao estudo intrínseco da literatura. Esta foi à diretriz fundamental do New Criticism, do Estruturalismo, da própria Semiótica e da

Relacionados

  • Página Inicial » Português e Linguagem RESUMO_O Formalismo Russo
    476 palavras | 2 páginas