Resumo Neonato
Recém-nascido, Neonato, Recém-nato: É a criança nas quatro primeiras semanas de vida após o nascimento, que constitui e período neonatal
Produto Da Concepção: O embrião começa como “ovo” fertilizado, torna-se embrião e assim é denominado até a 8a semana de gestação. Embrião torna-se feto e permanece até a sua expulsão ou extração do corpo da mãe.
Nascimento: É a completa expulsão ou extração do organismo materno, de um feto, independente do fato do cordão ter sido cortado ou não.
Vida ao nascimento: Vida é considerada presente ao nascimento, quando o RN respira ou mostra qualquer outra evidencia vital, tal como: batimento cardíaco, pulsação do cordão umbilical, movimentos efetivos da musculatura voluntária.
NATIVIVO: É o produto de um nascimento de feto vivo.
NATIMORTO: É o produto de um nascimento de feto morto.
Óbito fetal: É a morte de um produto da concepção antes de sua expulsão ou extração completa do corpo materno independentemente da duração da gravidez.
Indica óbito o fato de, depois da separação, o feto não respirar nem dar nenhum outro sinal de vida.
Óbito Neonatal: É aquele ocorrido em crianças menores de 28 dias de nascimento.
Morte Neonatal Precoce: É a morte de uma criança nascida viva durante os primeiros 7 dias completos – 168 horas de vida.
Morte Neonatal Tardia: É a morte de uma criança que esteja depois de 7 dias completos, mas antes de completar 28 dias
Período Perinatal (1): É o período que se estende a 28a semana de gestação (incluindo fetos pesando 1001gramas ou mais, até o 7o dia de vida.
Período Perinatal (2): É o período que se estende da 20a semana de gestação – incluindo fetos pesando 501 gramas ou mais até 28o dia de vida
Idade da Criança: É o tempo marcado em horas, dias, semanas, que decorrem desde o momento do nascimento.
Durante os 3 primeiros dias depois do nascimento, é recomendável que a idade seja indicada em horas (até 71h e 59 min.).
Período Neonatal: É o