RESUMO livro de matemática daora

973 palavras 4 páginas
Resumo do livro O Homem Que Calculava

Capitulo II
O homem que calculava conta sua história, e explica sobre os tais números.
Seu nome é Beremiz Samir, nascido na pequenina aldeia de Khói, na Pérsia, à sombra da pirâmide imensa formada pelo Ararat.
Beremiz Samir tinha o trabalho de levar um grande rebanho para o campo e traze-los de volta com segurança, e foi assim que ele adquiriu a habilidade de calcular, pois contava as ovelhas, uma por uma, até ter certeza de que não havia perdido nenhuma.
E com tal habilidade, conseguiu muitas proezas e até bons empregos.
Por fim, o forasteiro e o homem que calculava se uniram e partiram atrás de uma forma de aproveitar os dons de Beremiz.

Capitulo III
Em meio à viagem, os dois avistaram 3 irmãos discutindo, graças à herança deixada por seu pai, que eram 35 camelos, para serem repartidos entre 3 irmãos.
Beremiz então, utilizando de sua inteligência, colocou o camelo do seu amigo forasteiro em meio ao negocio, e depois de separados, dos então 36 camelos, sobraram 2, foi então que Beremiz disse que já que havia resolvido o problema, ele deveria receber um dos camelos restantes, e seu amigo, deveria ter seu camelo devolvido, podendo então cada um ter seu próprio camelo para viajar.

Capítulo IV
Após 3 dias próximos a pequena aldeia socorremos um individuo chamado Salem Nasair.
A caravana foi saqueada por uma turma de nômades, sobrando os pães foram juntados e feito uma única sociedade onde foi efetuado um calculo de divisão entre todos, pelo Homem que calculava, bem como provou quantas moedas de ouro caberia para cada um.

Capítulo IX
Beremiz é procurado por um Cheique, para que ensinasse tudo sobre os números à sua filha, pois quando a mesma nasceu, um homem previu que ela seria feliz apenas até os 18 anos de idade, e depois disso, se não tivesse conhecimento sobre os números, sua vida seria atormentada.
Beramiz aceitou, e despertou a curiosidade de seu amigo, pois nunca

Relacionados