Resumo - Gigantes da Indústria (Parte 1)
Resumo: Gigantes da Indústria (Parte 1)
A América não foi descoberta, foi construída. Os nomes Rockefeller, Vanderbilt e Carnegie são sinônimos do chamado “sonho americano”. Eles desenvolveram uma visão ousada e criaram grandes indústrias que foram base para o progresso no mundo. São indústrias de combustível, estradas de ferro, aço, transportes, automóvel e finanças. Eles estabeleceram políticas econômicas, se envolveram em eleições presidenciais, e sua influência sobre os acontecimentos mais importantes do século passado é incalculável. O Mais incrível que foi pela competição e orgulhos destes homens que os Estados Unidos se tornaram a maior potencia mundial!
Rockefeller
John Davison Rockefeller (Richford, 8 de julho de 1839 – Ormond Beach, 23 de maio de1937) foi um investidor, homem de negócios e filantropo estadunidense. Ele foi o fundador da Standard Oil Company, que dominou a indústria do petróleo e foi o primeiro grande truste dos Estados Unidos. Rockefeller revolucionou o setor do petróleo e definiu a estrutura moderna da filantropia. Em 1870, fundou a Standard Oil Company e a comandou agressivamente até sua aposentadoria oficial em 1897
Como o querosene e a gasolina tiveram uma importância crescente, a riqueza de Rockefeller cresceu e ele se tornou o homem mais rico do mundo e o primeiro americano a ter mais de um bilhão de dólares. Em 1937 (ano de sua morte) sua fortuna foi avaliada em 1,4 bilhão de dolaresa 1 . Ajustando sua fortuna da época à inflação, é o homem mais rico da história, com cerca de 664 bilhões de dólares (1,260 trilhão de reais)
Rockefeller e seu filho continuaram a consolidar os seus interesses sobre o petróleo da melhor maneira que puderam até que Novo Jérsei, em 1909, mudou suas leis de incorporação permitindo a recriação do truste na forma de uma única empresa detentora de participações. Rockefeller manteve sua participação e o título nominal de presidente da companhia até 1911.