Resumo Gen Tica
1.1. Composição Química e Estrutura do D A:
Nas moléculas de DNA os componentes são: açúcar (desoxirribose), bases nitrogenadas (Purinas: adenina e guanina/ Pirimidinas: timina e citosina) e grupo fosfato. As bases nitrogenadas ligam-se ao carbono 1 do açúcar, por ligação covalente. Um açúcar mais uma base ligada a ele constituem um nucleosídeo. Um nucleosídeo com um grupamento fosfato ligado ao seu carbono 5` constitui um nucleotídeo, que é a unidade básica de repetição dos ácidos nucléicos.
Para a formação da molécula de DNA é necessário que ocorra a ligação entre os nucleotídeos. Os nucleotídeos estão ligados covalentemente por ligações fosfodiéster formando entre si pontes de fosfato (figura). O grupo hidroxila do carbono-3 da pentose de um nucleotídeo se liga ao grupo fosfato ligado ao carbono-5 da pentose do nucleotídeo adjacente através de uma ligação fosfodiéster. Devido a esta formação a cadeia de DNA fica com uma direção determinada, isto é, em uma extremidade temos livre a hidroxila do carbono-5 da primeira pentose e na outra temos livre a hidroxila do carbono-3 da última pentose. Isto determina que o crescimento do DNA se faça na direção de 5' para 3'
Visualização da ligação fosfodiéster entre os nucleotídeos de uma molécula de DNA.
A molécula do DNA é formada pela união de duas cadeias helicoidais, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hélice. As duas fitas de DNA estão em direção opostas, ou seja, uma das fitas tem a direção exata da sua síntese (5' →3') enquanto que a outra está invertida (3'→5'). Com base na estrutura de dupla hélice do DNA e nas características de hidrofobicidade das moléculas, a estrutura do DNA fica da seguinte forma:
•
O grupo fosfato e o açúcar (parte hidrofílica) - estão localizados na parte externa da molécula.
•
As bases nitrogenadas (parte hidrofóbica) - estão localizadas na parte interna da molécula.
O pareamento das bases de cada