Resumo Filosofia
Epistemologia, também chamada de teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia que trata da natureza, das origens e da validade do conhecimento. Entre as principais questões debatidas pela epistemologia destacam-se:
O que é o conhecimento?
Como obtemos conhecimento?
Como o ceticismo ajuda a humanidade a separar as crenças falsas das crenças verdadeiras e justificadas?
Como defender os nossos modos de conhecer das investidas do pseudo-ceticismo? A sua problemática compreende a questão da possibilidade do conhecimento - nomeadamente, se é possível ao ser humano alcançar o conhecimento total e genuíno, dos limites do conhecimento (haveria realmente uma distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível?) e da origem do conhecimento (Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori?).
Pode-se dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião ao conhecimento. A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada.
A verdade é a realidade última das coisas.
A verdade objetiva é universal, servindo para todos e sendo compreendida por todos, uma vez que sua base está na racionalidade e no fato em si da realidade. Exemplo: elementos da matemática A verdade subjetiva tem por base a percepção da pessoa que a defende , sendo essencialmente individual e relativa. Exemplo: gostos, valores.
Ceticismo
O Ceticismo é a doutrina do constante questionamento. Como corrente doutrinária, o ceticismo argumenta que não é possível afirmar sobre a verdade absoluta de nada, é preciso estar em constante questionamento, sobretudo, em relação aos fenômenos metafísicos, religiosos e dogmáticos. Com o passar do tempo, o Ceticismo se dividiu em duas linhas, o filosófico e o científico.
O Ceticismo Pirrônico diz que estamos presos aos sentidos (aparelho cognitivo humano), então não há certeza de nada. Ataraxia: