Resumo dos capítulos I, II e IV do livro Introdução à Filosofia, de Battista Mondin
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS - DIREITO
DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DO DIREITO
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À FILOSOFIA DO DIREITO
Resumo dos capítulos I, II e IV do livro Introdução à Filosofia, de Battista Mondin.
Leandro Marcio Teixeira
Professor: Cezar Saldanha
1º semestre – noturno – turma B
Porto Alegre, 21 de agosto de 2013.
O que é Filosofia?
É uma forma de saber, que busca a verdade em todos os campos do conhecimento.
A Filosofia trabalha sobre o mesmo objeto material das ciências, mas com a perspectiva diferente, buscando compreender sua existência e finalidade. Enquanto cada ramo do saber se preocupa em estudar estritamente apenas aquilo que lhe compete, a filosofia procura apresentar uma explicação exaustiva do mesmo objeto, ampliando o escopo para alcançar toda a realidade, não somente se atendo às particularidades de cada disciplina.
Para tanto, a Filosofia dispõe como ferramentas de trabalho apenas a razão pura, ou seja, sua metodologia engloba processos de raciocínio tais como a indução e a dedução para descobrir os princípios primeiros e as finalidades últimas de qualquer coisa que venha a estudar.
Idealmente, a Filosofia não busca estudar a realidade com intenções práticas, buscando algum interesse que não seja a própria satisfação do filósofo em ter descoberto a verdade.
O Problema Cosmológico
Uma das questões filosóficas mais importantes a ser respondida é, certamente, como que tudo o que há veio a existir, porque há algo ao invés de nada, e se há algum objetivo ou finalidade para a existência.
Diversas ideias e teorias foram elaboradas desde que o homem iniciou suas elucubrações filosóficas. Elas variaram desde a explicação mítica, comum na antiguidade (tais como as que foram criadas pelos escritores Homero e Hesíodo); analogias com o mundo físico e ambiguidades com outros problemas