Resumo Do Texto
Curso de Educação Física
Trabalho da Disciplina Ginástica
O CONTEÚDO GINÁSTICA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
por
André de Oliveira
12103905
Professora: Fernanda dos Santos
Rio de janeiro
(1º semestre 2015)
Resenha do texto: o conteúdo ginástica em aulas de educação física escolar, de Ana Rita Lorenzini.
O texto conta desde a pré-história da ginástica que foi categorizada pelos movimentos usados no início da história do ser humano, onde ele lutava pela sobrevivência, assim retirada essa parte tira-se deste conteúdo o que seria o start da ginástica.
Como quase tudo na sociedade moderna teve sua lapidação na Grécia onde era uma arte e tinha a ideia do nu, para harmonizar a mesma entre corpo e espírito, na idade média passa por Roma e o imperialismo marcando essa fase para o filtro de determinadas técnicas pra o combate e a valorização do corpo, e como hoje, no renascimento passou a incluir a educação essa prática, e na idade moderna, com o desenvolvimento do estado e da ciência, a visão muda, foca o corpo e o movimento para a promoção a saúde. Voltando a falar da cidade do papado, onde a ginástica era exclusiva a elite, fora que eram sem a parte lúdica. Porque eram como hoje? Destaco ser como antigamente a ideia e a “fama” que tomou a educação física tendo também a ginástica como exemplo, pois o que temos hoje é uma pobre mistura da escola inglesa tirando o esporte muito pouco trabalhado e difundido, isso sem lembrar a falta do trabalho na psicomotricidade, equilíbrio e lateralidade.
O famoso jargão ”rola a bola” onde o professor deixa à vontade meninos com o futebol e meninas “tricotando” é maioria nas escolas públicas onde professores são pouco cobrados, isso também por falta de conhecimento dos resultados que podem ser obtidos se for feito um bom trabalho na educação no meio dos movimentos, a falta de informação gera, despreocupação, desinteresse e demérito, do que se bem trabalhado poderia ser uma das