Resumo do texto Organização de Grupos
Como regra geral para compor grupos faz-se de grande importância o conhecimento das necessidades do grupo, de seus interesses, do nível de informação sobre os temas a serem discutidos, levando em conta de que forma estes temas estão relacionados a cultura deste grupo, bem como até que ponto estes mesmos mobilizaram este grupo emocionalmente. Este conhecimento prévio pode ser adquirido através de várias técnicas como entrevistas, questionários, observações, dentre outras.
Segundo Morganett (1997), as propostas de trabalhos grupais devem ser claras e devem sempre ser apresentadas aos responsáveis administrativos do local a ser desenvolvido o trabalho, estas devem ser entregues por escrito, para respaldar o processo.
1. Descrição e fundamentação
Esclarecer o que se pretende com esse trabalho, quais metodologias serão utilizadas, de que forma, que temas serão abordados.
2. Objetivos
Descrever quais os objetivos para o grupo em questão, se estes estão adequados a este grupo, e se foram claramente expressos aos participantes.
3. Logística
Deixar claro quem será o coordenador do grupo, quem se responsabilizará pelo cumprimento das normas éticas no decorrer do processo, como será a seleção dos participantes, quando e quantas sessões serão realizadas, em que horário, o número de integrantes, onde acontecerão os encontros.
4. Procedimentos
Estabelecer que tipos de técnicas serão empregadas, explicando para os participantes sobre possíveis riscos ou benefícios no decorrer do processo, bem como o que será feito para evitar esses riscos. Esclarecer sobre a confidencialidade do processo e dados colhidos.
5. Avaliação
Explicar como ocorrerá a avaliação do processo, se os objetivos foram alcançados, esclarecendo os motivos, bem como para onde serão destinados os resultados, os registros.
6. Ética na condução de trabalhos grupais
Todo procedimento eu se proponha a evocar e refletir sobre aspectos emocionais, além dos