Resumo do Livro "O QUE 'E BELEZA" - João Francisco Duarte Jr.
RESUMO:
Dizia o poeta Vinícius de Moraes...
“...QUE ME PERDOEM, MAS BELEZA É FUNDAMENTAL”
Diariamente ouvimos falar em beleza. Mas qual o verdadeiro significado de beleza? Entretanto quais os critérios usados para se distinguir o belo? Quem está apto para fazer este julgamento? O Importante é discutir a questão da beleza sob vários prismas. Mais do que um conceito pré-estabelecido, a beleza representa uma forma de as pessoas se relacionarem entre si e com o mundo.
“Beleza”, “Belo” e “Estética”... O autor deixa claro e definido o seu sentido e as diferenças existentes entre eles no desenvolver do texto.
O substantivo “estética” designa hoje qualquer conjunto de idéias com o qual se procede a uma análise, investigação ou especulação a respeito da arte e da beleza. Estética é a “ciência” da beleza; dedicada a buscar sentidos e significados para aquela dimensão da vida na qual o homem experiência a beleza.
Os filósofos Baumgartem e Kent passaram a empregar a denominação “estética” para o estudo da beleza, no sentido que chegou até os nossos dias.
Outra distinção que se faz necessária: aquela entre “estética” – a “ciência do belo”- e “experiência estética”. Experiência estética sinônimo de “experiência da beleza” ou “experiência do belo”.
Experiência estética é a experiência que temos frente a um objeto ao senti-lo como belo. Assim, outro titulo para este texto poderia ser “o que é experiência estética”, sendo igual “beleza”.
O autor ainda cita no texto, que prefere utilizar o termo “beleza” por incomodar bastante algumas pessoas. Segundo ele, a beleza é uma maneira de nos relacionarmos com o mundo.
Diariamente ouvimos falar em beleza. Das propagandas de cosméticos á poesia. Toda a beleza buscada através dos objetos belos que nos são oferecidos cotidianamente.
A beleza habita a relação. A relação que um sujeito mantém com um objeto. A beleza entre o sujeito e o objeto. Poderiamos então