Resumo do livro OS PASSOS PERDIDOS – ALEJO CARPENTIER
Uma característica importante do livro é a narração expositiva que permite quem lê a obra imaginar os lugares descritos por Alejo. Outra característica marcante é o fato do autor ter se tornado embaixador de cuba na frança, pois ao analisar esse fato é possível perceber suas criticas e posições implícitas no texto, inclusive na forma que ele se refere a America Latina e aos povos das sociedades menos desenvolvidas.
O livro narra a historia de um musicólogo cujo nome não é exposto. A historia gira entorno da vida vazia e sem motivação de um homem que mora em Nova York. O protagonista é casado com uma mulher chamada Ruth que é atriz, porém ela estava muito desmotivada e amargurada com sua carreira. A vida do casal estava desgastada, a convivência era cada vez menor e muitas vezes eles ficavam juntos apenas por supostas “obrigações” conjugais.
A historia do musicólogo começa a mudar quando sua esposa é convidada para uma viagem inesperada para voltar aos palcos com reconhecimento por seu trabalho e essa viagem ocorre ao mesmo tempo em que ele estava de ferias. Ao se ver sozinho o homem começa a andar sem rumo, lembrar de seu passado e pensar sobre a vida desmotivada na qual se encontrava.
Foi em uma de suas saídas sem rumo que o estudioso de musica se viu em um concerto