Resumo do filme O enigma de Kasper Hauer

580 palavras 3 páginas
Centro Universitário Anhanguera
Curso: Psicologia – 1º Semestre
Matéria: História da Psicologia

Resenha do filme:
O enigma de Kaspar Hauser.

Santo André
2014
SUMÁRIO

1. Resenha do filme: O enigma de Kaspar Hauser...................................................... 3
2. Referências Bibliográficas.......................................................................................4

1. Resenha do filme: Enigma de Kaspar Hauser.

O Enigma de Kaspar Hauser é um filme alemão, baseado na história real de um jovem que viveu anos trancado e privado do convívio externo, sendo ele achado na praça local começa a ver sua vida virar alvo da curiosidade de todos devido o intrigante mistério que o envolve.
Fazendo uma análise de uma das cenas em que Kaspar é exposto a chama de uma vela, vemos sua reação de se aproximar dela e assim tocando na mesma, como consequência a sensação da dor o faz chorar, até então ele nunca havia tido tal experiência.
Vindo de encontro com a teoria de Wundt (1832-1920), observamos a relação da experiência imediata, ou seja, a experiência adquirida ao tocar na vela, a sensação da dor até então desconhecida resulta na sua interpretação da dor, logo demonstrando medo advindo dessa exposição.
Segundo o voluntarismo de Wundt (1832-1920), vem descrever o processo ativo de organização e síntese dos elementos na mente, assimilando então a ideia da experiência mediata: a primeira impressão, e a experiência imediata: aquilo que advém da interpretação da experiência. Tais experiências formam, segundo sua teoria, essas sensações e percepções formam o estado da consciência (PLT 118, pag.85), se transformando então o consciente seu objeto de estudo e base para fundamento de nossa ciência, a psicologia.
Partindo do seu objeto de estudo: a consciência, ele relata que só o indivíduo exposto podia definir sua experiência. Trazendo

Relacionados