Resumo do filme Matrix
O objetivo desse texto é analisar o filme Matrix lançado em março de 1999, que conta as participações de Keanu Reeves personagem: Thomas A. Anderson/Neo, Laurence Fishburne personagem: Morpheus Carrie-Anne Moss,personagem: Trinity, Hugo Weaving personagem: Agente Smith, todos os citados são personagens principais da trilogia, mas iremos nos direcionar somente a analise do primeiro filme com o intuito de discutir sobre a Matrix a nossa realidade. Além disso, será feito uma abordagem filosófica sobre a realidade de Neo.
Matrix é um filme que aborda os limites da verdade e do limite do uso da inteligência artificial pelo homem, outros filmes já abordaram esse futuro que pode ser obscuro com a substituição da vida humana pelas máquinas. Mas Matrix vai além de ser somente um filme futurista apocalíptico tecnológico, mas causa uma reflexão do nosso modo de vida onde nos acostumamos com auxilio das máquinas no nosso cotidiano, bem como viver em um sistema onde somos inertes em senso crítico nessa substituição desmedida. Acordamos, trabalhamos cada vez para comprar coisas que não precisamos e vivemos para alimentar um sistema surreal onde somos escravos e alimento vivo dele. Para criar a mitologia da série, os irmãos Wachowski se inspiraram em obras literárias, filosóficas, históricas e religiosas. Algumas referências são bem diretas: o coelho branco que serve de sinal para Neo descobrir o mundo da Matrix, por exemplo, foi extraído do clássico infantil Alice no País das Maravilhas, do inglês Lewis Carroll.
A realidade de Neo por sua vez detecta que o mundo em que vivemos não é real, é uma realidade virtual criada para não percebermos que somos escravos de máquinas que nos usam como fonte de energia. Do ponto de vista filosófico haveria então um questionamento sobre a razão baseada na natureza, no que sentimos , em nosso contato com o mundo, uma vez que a Matrix nos dá sensações programas para nos enganar do que seria a realidade,