resumo do artigo e florenci

296 palavras 2 páginas
Os elementos simbólicos do monumento a Anna Nery no Rio de Janeiro, Brasil. Resumo Apesar do contexto social da mulher no século XIX carecer de ser favorável à esfera pública, Anna Nery se destacou, saindo do anonimato e foi reconhecida socialmente. Assim, a Cruz Vermelha Brasileira anos após seu passamento toma para si sua representação simbólica como exemplo de mulher para o século XX.
Ademais, a figura de Anna Nery possuía os atributos que se referem à construção de uma imagem de mulher abnegada e humanitária pela sua atuação na Guerra do Paraguai, de interesse para Instituição. Por outro lado, não se pode esquecer que, ela era uma mulher de carne e osso, que com o passar dos anos, pelos atributos simbólicos recebidos, transformaram-na em heroína e, consequentemente, mitificaram-na, como em uma metamorfose, ao criarem a personagem Anna Nery.
Essa mulher é dotada de significados simbólicos, utilizados conforme as circunstâncias, articuladas aos interesses institucionais. A Cruz Vermelha, por deter o poder de nomear e (re)nomear, pela tradição inventada, acumula capital simbólico e por reproduzir a crença simbólica na obtenção de mais poder e prestigio, tendo Anna Nery, como exemplo de mulher pública a ser seguida por outras.
Anna Nery, ao ser exemplo de mulher exposta em monumento em praça pública, materializase como agente social, mensageira dos princípios da Cruz Vermelha Brasileira. A troca simbólica, para tanto, foi reconhecê-la socialmente para que a instituição acumula-se mais prestígio e poder no sentido humanitário, reforçando a produção da crença simbólica, como estratégia de manutenção em ser depositária dos valores humanitários, como instituição civil de fins filantrópicos, prestando serviços ao Estado.

Relacionados

  • História da Artes
    39697 palavras | 159 páginas