resumo de sociologia
DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
JUCINEIDE TORRES MOCHI
RESUMO REFLEXIVO ACADÊMICO DA UNIDADE III
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
Colíder/MT
2014/1
JUCINEIDE TORRES MOCHI
RESUMO REFLEXIVO ACADÊMICO DA UNIDADE III
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
Resumo reflexivo apresentado a Disciplina de Introdução A Sociologia, do curso de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil, na Universidade do Estado de Mato Grosso, Como requisito avaliativo da Disciplina. Prof. Laudemir Luiz Zart.
Colíder/MT
2014/1
Para Durkheim a sociologia é, assim, a ciência que se ocupa dos fatos sociais, dentre eles compõem-se as suas formas de interações entre os seres humanos, constituindo-se entre elas as suas regras, costumes, divisões sociais e trabalhistas, ou seja, os meios pelos quais os indivíduos se interagem em sociedade.
Ele acreditava que o conhecimento dos fatos sociológicos deve vir de fora, da observação baseada na experiência dos fatos. Os fenômenos sociais são exteriores aos indivíduos, a sociedade não seria simplesmente a realização da natureza humana, mas ao contrário, aquilo que é considerado natureza humana é na verdade, produto da própria sociedade. Os fenômenos sociais são considerados por Durkhem como exteriores aos indivíduos, e devem ser conhecidos não por meio psicológicos, mas por razões internas aos indivíduos, mas sim externamente a ele na própria sociedade e na interação dos fatos sociais. Em uma de suas frases define que o fato social é tudo que se produz na sociedade ou o que lhe interessa e