resumo comenius
Breve introdução palavras chave: História e vida
Nasceu no dia 28 de março de 1592, no município de Nivnitz, na Morávia, região localizada na Europa central, atualmente território da República Checa. Ele foi educado em um núcleo familiar protestante, no interior da igreja dos irmãos Maravios, que adotava a linha de Jan Huss, dentro de um padrão de estrita humildade, singeleza e princípios inflexíveis e devotos.
Esta formação espiritual marcou decisivamente a mente de Comenius e o inclinou a seguir a vocação teológica. Ao completar 12 anos ele viu sua família deixar a vida; órfão, conheceu a educação desprovida de afeto, a rigidez do sistema escolar, com a imagem terrível do professor, as lições pretensamente dotadas de uma verdade absoluta, as temidas palmatórias e a característica da severidade do ensino daquela época.
Estes elementos compõem a infância e a juventude de Comenius, e é justamente a forma como eles marcam seu espírito que o levam a desenvolver os alicerces do que ele considera a Didática Moderna, sistematizada em sua obra principal Didática Magna (1631). No qual passa a privilegiar a interação entre a instrução/aprendizagem, do ponto de vista das distinções entre estes princípios. Sua teoria era, sem dúvida, inovadora para o século XVII. convertido, aos 26 anos, em pastor da Igreja que sempre frequentou, passou a residir em Fulnek , nesta região, assolada pela Guerra dos Trinta Anos, ele contraiu matrimônio e teve filhos. Novamente testemunhou seus familiares serem levados pela morte em uma epidemia que devastou a cidade, após a invasão da Espanha em 1621. Sua educação foi consumada na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, onde ele se graduou em Teologia e consolidou seus conhecimentos.
Seu sistema de ensino reafirma a igualdade de direito de todos os indivíduos no que tange ao acesso à esfera do conhecimento. o respeito ao estágio de desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, a construção do