Resumo - cap19 e 20 - a história da riqueza do homem

1914 palavras 8 páginas
Capítulo XIX
Eu Anexaria os Planetas, se Pudesse...
Os economistas clássicos expuseram a teoria do valor do trabalho no início da revolução industrial. A burguesia que então se encontrava como classe progressista tornou-a um artefato contra as classes retrógradas, desfrutando do trabalho de outras pessoas sem que eles mesmos trabalhassem.
Essa mesma teoria foi aceita por Marx e levada a frente. Para a burguesia, não foi bom, já que tudo acabou tornando-se contra eles.
A saída para isso foi isso foi encontrada logo já que três teóricos chegaram a mesma conclusão praticamente ao mesmo tempo e logo foi aperfeiçoada e é usada até os dias de hoje.
A teoria denominada marginal da utilidade baseia-se em: “se uma pessoa necessita de uma mercadoria, significa que essa mercadoria lhe terá uma utilidade grande, logo, se não precisa não lhe é útil.”.
A necessidade também influía no valor cobrado pelo produto, o que revolucionava em tudo todos os costumes utilizados no passado, já que o valor atribuído ao produto não lhe era dado pelo trabalho empregado, mas sim pela necessidade do consumo.
Apesar disso, essa teoria tinha uma certa subjetividade, já que objetos têm valores diferentes para diferentes pessoas, e com uma mercadoria, facilmente aconteceria o mesmo. Dessa forma, é aí que entra a “margem” de toda a teoria.
Essa margem funciona da seguinte forma: Um vendedor estipula um preço a ofertar seus produtos, baseado em quantos produtos tem para vender e em quanto o consumidor está disposto a pagar. Não coloca um preço exorbitantemente alto, pois apesar de ainda surgirem compradores, seriam poucos e nem absurdamente baixo, pois aí o número de compradores ultrapassaria a oferta feita por ele.
O vendedor tem um dinheiro determinado para investir, assim como os compradores. Dessa forma, se os compradores podem investir um determinado valor em um produto e o vendedor percebe que não lhe trará lucros dessa forma, ou ele investe em um outro tipo de produto, ou aumenta o

Relacionados

  • Teoria das RI - Gilberto Sarfati
    142398 palavras | 570 páginas
  • SUSSANA Mestrado USP
    82459 palavras | 330 páginas