Responsabilidade social
Acabar com a fome e a miséria
Brasil evolui rapidamente e se tornou uma força contagiante para toda a América do Sul. Essa maior importância vem acompanhada de muitas responsabilidades, como a de buscar a melhor forma de exercer uma liderança regional e se transformar em um melhor porta-voz dos países em desenvolvimento. O Brasil ajuda outros países pobres, principalmente latino-americanos, com projetos de cooperação em áreas como a agrícola, a de biocombustíveis e a energética, tais fatos e ações mostram que o país está seguindo para o cumprimento da meta.
Educação de qualidade para todos
A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar um fundo social com os recursos que serão obtidos com as reservas de petróleo descobertas no oceano Atlântico ajudarão o país a superar seus problemas sociais. Criação do Programa vinculado à Educação – o Bolsa-Escola –, para a assistência socioeconômica e garantia de condições mínimas de cidadania às pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. A ação do ex-presidente e a criação desses e outros programas que facilitam e incentivam aos que necessitam, também nos orientam à conclusão da meta 2.
Igualdade entre sexos e valorização da mulher
A eleição de uma mulher para o cargo de presidente, não precisae esforçar muito para mostrar que está promovendo a igualdade entre sexos e autonomia das mulheres, meta número 3 do milênio. Não só esse motivo outros cargos estão sendo ocupados por mulheres, são em carros de corrida, avião a jato, na polícia, nos canteiros de obras nas plataformas petrolíferas e outros mais provam que o país está cumprindo essa meta.
Reduzir a mortalidade infantil
A evolução na saúde pública é a chave para a solução dos problemas da alta mortalidade. As facilidades de importação de técnicas e meios mais eficazes de controle das doenças endêmicas, e as melhorias efetivas das condições