RESENHA
TURMA: S1 – NOITE
CURSO: TECNÓLOGO EM HOTELARIA
RESENHA BIBLIOGRÁFICA
Conceito: Síntese ou comentário dos livros publicados feito em revistas especializadas das várias áreas da ciência, das artes e da filosofia.
Importância e objetivos:
É através delas que se toma conhecimento prévio do conteúdo e do valor de um livro que acaba de ser publicado, fundando-se nesta informação a decisão de se ler o livro ou não, seja para o estudo seja para um trabalho em particular.
Permitem operar uma triagem na bibliografia a ser selecionada quando da leitura de documentação para a elaboração de um trabalho científico.
São fundamentais para a atualização bibliográfica do estudioso e deveriam, numa vida científica organizada, passar para o arquivo de documentação bibliográfica ou geral da área de especialização do estudante.
Tipos:
Informativa: quando apenas expõe o conteúdo do texto.
Crítica: quando se manifesta sobre o valor e o alcance do texto analisado.
Crítico-informativa: quando expõe o conteúdo e tece comentários sobre o texto analisado.
CAMPUS AVANÇADO DE ARACATI
Partes lógico-redacionais: estrutura (para o tipo crítico-informativa):
Autor da resenha
Dados completos bibliográficos (referência bibliográfica da obra)
Pequena informação sobre o autor da obra (dispensável se o autor for muito conhecido)
Exposição sintética do conteúdo do texto: deve ser objetiva e conter os pontos principais e mais significativos da obra analisada, acompanhando os capítulos ou parte por parte. Deve passar ao leitor uma visão precisa do conteúdo do texto, destacando o assunto, os objetivos, a idéia central, os principais passos do raciocínio do autor.
Comentário crítico do resenhista (autor da resenha): trata-se da avaliação que o resenhista faz do texto que leu e sintetizou. Essa avaliação crítica pode assinalar tanto os aspectos positivos quanto os aspectos negativos do mesmo. Assim, pode-se assinalar a indicação da obra,